ENTRETENIMENTO

Prefeitura de Nova Iguaçu abre inscrições para novos produtores do Programa de Aquisição de Alimentos

Prefeitura de Nova Iguaçu abre inscrições para novos produtores do Programa de Aquisição de Alimentos




A Prefeitura de Nova Iguaçu está com inscrições abertas para novos produtores que desejam se tornar fornecedores do Programa de Aquisição de Alimentos – PAA, executado pelo município. O cadastramento deve ser realizado até a próxima sexta-feira (5), pelo e-mail paanovaiguacu@gmail.com ou diretamente na sede da Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS).

Para se cadastrar, o produtor deve apresentar cópia legível do CPF, Identidade e do CAF, da DAP ou do Extrato (Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar – PRONAF). No caso de agricultor orgânico, também é necessário o Certificado de Produtor Orgânico dentro do prazo de validade.

O PAA é um programa de segurança alimentar e tem como finalidade facilitar o acesso à alimentação e incentivar a agricultura familiar. Para cumprir esses objetivos, o programa compra alimentos produzidos pela agricultura familiar e os destina àquelas atendidas pela rede socioassistencial, como equipamentos públicos de segurança alimentar e nutricional, instituições de ensino públicas e filantrópicas.

Impactos visíveis

A má distribuição de alimentos no Brasil ainda não é uma página virada. Dados divulgados pelo IBGE apontam que em 27,6% dos lares brasileiros, os moradores conviveram em 2023 com algum grau de insegurança alimentar. E por isso, a dimensão que o PAA tem é enorme e gera impacto direto tanto na vida de pessoas mais vulneráveis ao garantir-lhes este direito básico, quanto na dos agricultores que produzem e fornecem para o programa.

Segundo Aline Martins, Superintendente de Segurança Alimentar e Nutricional, o programa aumenta a renda mensal dos produtores, sendo possível fazer investimentos na ampliação de produção e compra de caminhão para o transporte dos alimentos, já que os valores dos produtos são tabelados e a renda é garantida.

Além disso, reduz o desperdício de alimentos, já que pode ser possível comprar alimentos que seriam descartados por não atenderem aos padrões estéticos do mercado convencional. “Alguns produtores também investiram na diversificação da produção e em Nova Iguaçu, especificamente, produtores que não se sentiam seguros em vender para o programa, ao verificar que uma agricultora local realizou vendas e recebeu por sua produção sem nenhum problema, já se regularizaram e estão produzindo para vender futuramente para o programa”, contou Aline.

* Período de inscrições: 01/07/2024 a 05/07/2024
* Endereço da sede da Secretaria Municipal de Assistência Social de Nova Iguaçu: Av. Dr. Luiz Guimarães, 956, Centro – Nova Iguaçu
* Horário: 9h às 16h

O cadastramento é aberto a todos os produtores que atendam aos critérios estabelecidos pelo PAA, sendo fundamental para garantir a regularidade no fornecimento de alimentos ao programa.