ENTRETENIMENTO

Agência Minas Gerais | Governador acompanha treino da Seleção Brasileira de Canoagem antes do embarque para os Jogos de Paris

O governador Romeu Zema acompanhou o treino da Seleção Brasileira de Canoagem de velocidade na manhã desta quinta-feira (4/7), em Lagoa Santa, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). Os atletas estão nos preparativos finais para os Jogos Olímpicos de Paris, que começam no dia 26/7.

O governador conheceu o centro de treinamento da equipe olímpica, sediado no município desde 2014, assistiu parte das atividades de dentro da lagoa e conversou com os atletas e com a comissão técnica.

“É um prazer enorme estar aqui em Lagoa Santa, onde tive o prazer de acompanhar a Seleção Brasileira de Canoagem, que no passado já conquistou quatro medalhas olímpicas com o Isaquias Queiroz. Como governador de Minas, é muito gratificante saber que nós temos aqui esse local tão apropriado para a prática desse esporte, também pelo clima, tanto que boa parte da equipe olímpica treina aqui”, destacou Zema.

O governador foi recebido pelo presidente da Confederação Brasileira de Canoagem, Rafael Girotto, que apresentou as instalações da equipe e explicou as características da modalidade.

“Estamos na caminhada final para Paris, os atletas estão viajando essa semana, e nada melhor do que essa recepção do Governo do Estado. Ficamos muito felizes com a presença do governador aqui, que com certeza teve um impacto positivo nos atletas. Nós, como confederação, nos sentimos muito lisonjeados por ver como o governador trata o esporte no estado de Minas Gerais”, ressaltou.

Romeu Zema aproveitou para destacar as ações do Governo de Minas na área do Esporte, com investimentos e incentivos para a prática esportiva desde a infância até o alto rendimento.

“No nosso governo, temos incentivado a prática de todos os esportes por meio de uma série de ações. Temos estruturado melhor nossas escolas, construindo centenas de quadras cobertas ou cobrindo aquelas que já existiam, mas não propiciavam uma prática adequada em dia de sol forte ou chuvas. E ainda temos o ICMS Esportivo que tem contribuído com investimentos expressivos, incentivando atletas”, listou.

O governador Romeu Zema estava acompanhado da secretária de Estado de Desenvolvimento Social de Minas Gerais, Alê Portela, do subsecretário de Esportes, Tomás Mendes, e outras autoridades.

Além de conversar com os atletas olímpicos, o governador conheceu alguns atletas do projeto social que funciona no local e conta com 60 crianças e adolescentes. Em cerca de dois anos de projeto, os atletas da escolinha de Canoagem em Lagoa Santa conquistaram mais de 50 medalhas nos campeonatos Brasileiro 2023, Sul-Americano 2023 e Copa do Brasil 2024.